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As bicicletas elétricas são um sonho ambiental – exceto na natureza

Publicado

em


por Lisa M. Krieger

bicicleta elétrica

Crédito: Unsplash/CC0 Public Domain

O boom do ciclismo elétrico está reduzindo as viagens de carro, diminuindo as emissões de carbono e introduzindo as pessoas caseiras ao exercício e ao ar livre.

Mas a atividade está em rota de colisão com um ideal ambiental igualmente acarinhado: paz e sossego.

Em resposta a uma nova política estadual que permite bicicletas elétricas em qualquer lugar onde as bicicletas padrão são permitidas, as autoridades locais estão correndo para proibir seu uso em rotas não pavimentadas em reservas de espaço aberto.

Na segunda-feira, a cidade de Palo Alto votou por 5 votos a 2 para proibi-los de entrar na popular Baylands Trail, amada por suas vistas deslumbrantes de South Bay, multidões de aves aquáticas pitorescas e fácil deslocamento para o Google e outros campi de tecnologia.

A votação gerou protestos entre muitos moradores de uma cidade que se orgulha de inovação e sustentabilidade, com um novo viaduto para bicicletas de US$ 23,1 milhões, ciclovias, webinars instrutivos e programas que apoiam todos os tipos de ciclismo, incluindo e-bikes, para atender às suas necessidades. metas ambientais.

“Eu estava realmente ansioso para andar com minha nova bicicleta elétrica para sentar em um banco e olhar para a baía”, disse Deborah Wexler, que não pode andar de bicicleta convencional devido a problemas no joelho e no quadril. Uma ambientalista que doa para esforços de espaço aberto, ela suspirou: “Volto para o carro.”

Mas a proibição é bem-vinda por outros que dizem ter sido aterrorizados na trilha da Baylands Nature Preserve, a maior extensão de pântano intacto remanescente na baía de São Francisco. Existem muitas rotas pavimentadas para bicicletas elétricas, dizem eles.

“Uma bicicleta passando rapidamente interrompe a razão fundamental de estar lá fora”, disse o vereador de Palo Alto, Ed Lauing. “Por que vamos para o espaço aberto? Vamos para uma pausa mental … e para desacelerar.”

“Às vezes, caminhantes como eu param e se concentram em um pássaro, ou uma cobra, ou um inseto, e meu nariz está enfiado no mato”, disse ele. “Se alguém passa com uma moto grande e pesada, isso atrapalha tudo. Talvez o bicho fuja. Talvez eu fuja, porque estou saindo do caminho da moto.”

Em todo o país, as comunidades estão adotando cada vez mais as bicicletas elétricas como uma forma de tirar mais pessoas dos carros e preencher a lacuna nos sistemas de transporte de massa para viagens muito longe para caminhar, mas não perto de ônibus ou trens.

O número de usuários de bicicletas elétricas disparou durante a pandemia e agora é o segmento de crescimento mais rápido do mercado de bicicletas dos EUA. Com mais ciclistas, a indústria de bicicletas vem defendendo um maior acesso fora do asfalto. A REI, varejista de equipamentos e roupas para atividades ao ar livre, concedeu uma doação de US$ 110.000 à PeopleForBikes para apoiar a defesa e a infraestrutura do ciclismo eletrônico.

Mas as e-bikes são mais pesadas e podem viajar mais rápido do que as bicicletas normais, o que aumenta o risco de colisão. Os ciclistas podem andar mais longe e mais fundo na natureza. Existem três classes de máquinas: as motos da classe 1 podem ir até 20 mph, as motos da classe 2 podem ir até 20 mph e ter assistência de aceleração e as motos da classe 3 podem ir até 28 mph.

As bicicletas elétricas são regulamentadas em nível estadual, não pelo governo federal.

Em geral, apenas algumas áreas do sistema California State Park permitem e-bikes. As regras são específicas do local. No Half Moon Bay State Park, eles só são permitidos na Coastal Trail. Mas nos parques estaduais Mount Diablo, Wilder Ranch e Henry W. Coe, eles podem ir a qualquer lugar onde as bicicletas tradicionais são permitidas.

Nos 220 quilômetros de trilhas da Midpeninsula Regional Open Space Preserve, a maioria são rotas “selvagens” não pavimentadas em terrenos íngremes e acidentados – e não permitem bicicletas elétricas. As e-bikes Classe 1 e Classe 2 são permitidas apenas em trilhas melhoradas limitadas no Rancho San Antonio Open Space Preserve e no Ravenswood Open Space Preserve.

O National Park Service, como parte de uma diretiva do governo Trump em 2019, permite bicicletas elétricas em todas as trilhas de seus 423 parques nacionais onde as bicicletas tradicionais são permitidas. Isso está sendo contestado em uma ação judicial pelos Funcionários Públicos por Responsabilidade Ambiental e uma coalizão de grupos de conservação que buscam bloquear o acesso de bicicletas elétricas.

Os superintendentes individuais do parque podem decidir se permitem ou não bicicletas elétricas nas trilhas. Em Point Reyes National Seashore, por exemplo, o uso de e-bikes é limitado a bicicletas de Classe I – as e-bikes de Classe 2 e Classe 3 são proibidas. No Parque Nacional de Yosemite, nenhuma bicicleta, incluindo e-bikes, é permitida em superfícies off-road. Mas o Sequoia National Park oferece mais oportunidades de andar de bicicleta elétrica.

No sul da Califórnia, as cidades de San Diego e San Clemente os baniram das praias, trilhas de praia e calçadões. No condado de Los Angeles, Manhattan Beach e Hermosa Beach também restringiram seu uso.

O nativo de Orange County e surfista de Trestles Beach, Tyler Warren, postou um apelo no Instagram por “uma visão de areia e água, não uma pilha de e-bikes … as bicicletas ficaram tão ruins que estão espalhadas por belas praias”. Até agora, ele coletou 3.074 assinaturas em uma petição para restringir seu uso.

“A cada ano, fica mais difícil conseguir um caminhão salva-vidas no meio da multidão de e-bikes”, escreveu Riley Kraartz, salva-vidas nas praias de Camp Pendleton.

As propriedades do Bureau of Land Management, em geral, são acolhedoras. A regra geral é que qualquer trilha BLM aberta para uso motorizado também está aberta para e-bikes. Mas alguns terrenos também permitem e-bikes em trilhas projetadas para bicicletas, desde que autorizadas pelo gestor local.

Mas a nova lei da Califórnia que permite bicicletas elétricas na maioria das trilhas, o Assembly Bill 1909, está expondo um dilema em cidades como Palo Alto, que tem um histórico de ativismo ambiental. Uma em cada seis residências possui um carro elétrico. Está se esforçando para converter todos os residentes em aparelhos elétricos. Ele hospeda programas piloto “Cool Block” para reduzir a pegada de carbono da cidade e distribui gratuitamente “Zero Waste Party Packs” de pratos e utensílios compartilhados. O símbolo da cidade é uma imponente sequóia.

“Quanto mais pessoas caminham ou andam de bicicleta, mais perto chegamos de nossas metas de sustentabilidade”, disse o vereador Greg Tanaka, que favorece o acesso de bicicletas elétricas na Trilha de Baylands. “As bicicletas elétricas são muito democratizantes, porque mais espaço aberto é acessível a mais pessoas.”

Mas as trilhas da cidade também abrigam várias espécies ameaçadas e em perigo de extinção, como o rato da colheita do pântano salgado e o trilho de Ridgway, bem como dezenas de milhares de aves marinhas migratórias, aves aquáticas e uma colônia de nidificação de gaivotas da Califórnia.

“À medida que as bicicletas elétricas proliferam, elas representam uma ameaça à vida selvagem sensível em algumas das áreas mais frágeis ao longo da baía”, disse Matthew Dodder, diretor executivo da Santa Clara Valley Audubon Society. “Devemos preservar essas áreas críticas pelo maior tempo possível.”

A verdadeira questão, disseram os defensores da e-bike, é a ausência de cortesia comum. Penny Ellison, uma antiga defensora das bicicletas de Palo Alto, instou a cidade a considerar um teste de um ano regulamentando as bicicletas elétricas, com regras de limites de velocidade para ceder o direito de passagem e educação sobre melhor comportamento. Ela também recomendou um processo de permissão para acesso para deficientes.

Tanaka acha que a atenção está voltada para o problema errado.

“Não é o dispositivo”, disse Tanaka. “É o comportamento.”

#YR@ MediaNews Group, Inc.

Distribuído pela Tribune Content Agency, LLC.

Citação: E-bikes são um sonho ambiental – exceto na natureza (2023, 3 de março) recuperado em 4 de março de 2023 em https://techxplore.com/news/2023-03-e-bikes-environmental-dreamexcept-nature.html

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