Conecte-se conosco

Tecnologia

Caminhões elétricos catenários aéreos: Lições para o futuro da tecnologia

Publicado

em


por Anne-Catherine Jung, Fraunhofer-Institut für System- und Innovationsforschung (ISI)

caminhões

Crédito: CC0 Domínio Público

Liderado pelo Fraunhofer ISI, o projeto BOLD forneceu apoio científico acompanhando três ensaios de campo e 12 outros projetos de investigação em camiões elétricos movidos por linhas aéreas. Juntamente com o ifeu e o Öko-Institut, o Fraunhofer ISI analisou a aceitação da tecnologia, as oportunidades e barreiras na indústria e o cenário político, bem como o impacto climático e ambiental da tecnologia.

O agora publicado relatório final descreve as principais lições desses projetos e avalia o potencial de implementação da tecnologia.

O setor dos transportes é especialmente desafiante em termos de redução das emissões de gases com efeito de estufa, uma vez que a procura continua a aumentar a nível mundial, especialmente no que diz respeito ao transporte de mercadorias. Aqui, os camiões catenária movidos por linhas aéreas representam uma solução promissora devido à sua elevada eficiência, custos comparativamente baixos e efeitos positivos para o clima se forem carregados com electricidade renovável.

O governo alemão está atualmente realizando três testes de campo para testar trens de força elétricos em veículos pesados. O Fraunhofer ISI juntamente com os seus parceiros ifeu e Öko-Institut acompanharam estes ensaios de campo (nos projectos ELISA, FESH e eWayBW), bem como outros doze projectos de investigação sobre aspectos legais, fornecimento de energia e potencial de mercado, e coordenaram a investigação no projecto BOLD , que reuniu todos os parceiros envolvidos nos diversos projetos para discutir as suas conclusões conjuntas.

Como os caminhões catenários suspensos são percebidos pelo público, pelos fabricantes e pelo cenário político?

Um primeiro resultado é que as partes interessadas no sector da energia ou nas empresas de transporte estão abertas aos camiões eléctricos catenária e estão satisfeitas com a tecnologia. Isto também se aplica a alguns fabricantes de camiões, como a Scania, que tem uma atitude claramente positiva em relação aos camiões eléctricos de catenária suspensa e forneceu os veículos para testes de campo na Suécia e na Alemanha. Outros, como a Daimler Truck, permanecem mais críticos, enquanto a maioria dos fornecedores de caminhões é indiferente.

O projecto também revelou uma falta de compreensão do público e comparações enganosas relativamente aos custos e à capacidade tecnológica real das várias opções alternativas de propulsão. Os residentes locais e os actores políticos locais foram os mais críticos neste contexto. Ficou também claro que os principais fabricantes estão agora a concentrar-se em camiões eléctricos a bateria e no carregamento estacionário e que a potencial implementação e resiliência do sistema de catenária dependem apenas de alguns fabricantes, enquanto os camiões eléctricos a células de combustível continuam a ser uma opção para alguns fabricantes, mas sem persegui-lo com a mais alta prioridade.

No que diz respeito ao cenário político, uma análise da rede de actores revelou que muitos actores internacionais estão à espera da decisão do governo alemão, e que o país é visto como um actor-chave para o qual outros países procuram orientação. A Suécia e a França também são importantes, mas desempenham um papel subordinado devido à sua localização geográfica (Suécia) ou ao seu foco nos trilhos elétricos (França). A Áustria, a Dinamarca, a Grã-Bretanha, a Itália e os Países Baixos percebem barreiras à tecnologia se países importantes como a Alemanha não assumirem um compromisso político claro com ela. A nível da UE, as entrevistas mostram que os sistemas rodoviários eléctricos em geral não têm desempenhado um papel principal nas discussões políticas.

Muitos decisores políticos da UE permanecem desinformados ou indiferentes à tecnologia, e os decisores políticos nacionais não fizeram lobby explicitamente a favor da tecnologia.

Quais são os impactos climáticos e ambientais dos caminhões catenária?

Outras descobertas dizem respeito ao equilíbrio climático dos caminhões catenários suspensos em comparação com alternativas como caminhões elétricos a bateria (BETs), caminhões elétricos a células de combustível (FCETs) e o uso de combustíveis Power-to-Liquid (PtL), e quais os impactos ambientais gerais dessas tecnologias têm – ambos os aspectos foram incluídos no projeto BOLD. A avaliação comparativa do ciclo de vida de cada tecnologia revelou que a utilização direta de eletricidade, seja para carregar baterias ou linhas elétricas aéreas, é uma alternativa tecnicamente viável para grandes parcelas do transporte rodoviário de mercadorias e tem um equilíbrio climático positivo mesmo no curto prazo.

Aqui, os camiões catenários com baterias mais pequenas têm uma vantagem sobre os BET: os resultados mostram não só uma poupança ligeiramente superior de gases com efeito de estufa, mas também uma redução significativa de outros impactos ambientais, como a acidificação e a eutrofização, em comparação com os BET.

Quais seriam os próximos passos para a implantação de caminhões catenária?

Dr. Till Gnann, que coordenou as atividades de pesquisa do projeto BOLD no Fraunhofer ISI, resume as principais conclusões. “No projecto BOLD, ficou claro que a construção de uma infra-estrutura de catenária aérea para a rede rodoviária da Alemanha para o tráfego rodoviário de mercadorias de longa distância é tecnicamente possível. A questão é antes qual a tecnologia que prevalecerá no final, quanto tempo demorará a construção da sua infra-estrutura e por quanto tempo pode ser subsidiado devido à subutilização.

“Para que o sistema de catenária aérea e o seu crescimento no mercado tenham sucesso, a tecnologia em termos de veículos e infra-estruturas deve ser mais desenvolvida e um mercado para veículos de catenária deve ser criado. Para que isso aconteça, é necessário um sinal claro e uma decisão no futuro próximo para o uso de caminhões elétricos catenários pelo governo federal alemão. Isso proporcionaria clareza para a indústria, a pesquisa e os países vizinhos.”

Fornecido por Fraunhofer-Institut für System- und Innovationsforschung (ISI)

Citação: Caminhões eletrônicos catenários aéreos: Lições para o futuro da tecnologia (2023, 30 de outubro) recuperado em 31 de outubro de 2023 em https://techxplore.com/news/2023-10-overhead-catenary-e-trucks-lessons-future .html

Este documento está sujeito a direitos autorais. Além de qualquer negociação justa para fins de estudo ou pesquisa privada, nenhuma parte pode ser reproduzida sem permissão por escrito. O conteúdo é fornecido apenas para fins informativos.

techxplore.com




Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DO MÊS