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Esforços de corte de energia por parte de grandes empresas e parceiros veem resultados mistos

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Esforços de corte de energia por parte de grandes empresas e parceiros veem resultados mistos

Impactos da colaboração do comprador no investimento em eficiência energética x e bem-estar social W para níveis altos e baixos de e, onde ↑ (↓) indica um aumento (diminuição). Crédito: Diário Eletrônico SSRN (2023). DOI: 10.2139/ssrn.4577708

Uma nova investigação da Universidade de Oregon e da Universidade Ocidental lançou mais luz sobre os efeitos sociais do trabalho directo de grandes empresas com pequenos fabricantes estrangeiros para tornar os seus processos mais amigos do ambiente.

Essas parcerias, conhecidas como colaborações com compradores, são por vezes utilizadas por empresas como a Amazon e o Walmart para aumentar a eficiência energética e reduzir os impactos ambientais. A investigação realizada pela UO e pela Western University no Canadá avaliou os efeitos económicos e sociais de tais parcerias e encontrou benefícios mistos.

“A colaboração do comprador melhora os investimentos em eficiência energética, mas através da nossa análise, descobrimos que o impacto no bem-estar social varia”, explicou o coautor Behrooz Pourghannad, professor assistente de operações e análise de negócios no Lundquist College of Business da UO.

Pourghannad conduziu o estudo ao lado de Jason Nguyen, da Ivey Business School da Western University, Canadá. Ele é postado no servidor SSRN.

À medida que os efeitos das alterações climáticas se tornam um desafio cada vez mais urgente, os grandes compradores empresariais estão a colaborar activamente com os seus parceiros industriais para tornar os seus processos mais eficientes em termos energéticos. Essas parcerias visam reduzir o consumo de energia e melhorar o bem-estar social.

Pourghannad e Nguyen desenvolveram um modelo para ajudar governos e organizações terceirizadas que apoiam melhorias na eficiência energética a avaliar a eficácia de suas políticas e práticas.

Por vezes, os esforços para melhorar a eficiência energética podem ter efeitos negativos inesperados nos pequenos fabricantes, descobriram os investigadores. Por exemplo, após estabelecerem parcerias diretas com os fabricantes para partilhar conhecimentos e adotar práticas de eficiência energética, os grandes compradores poderiam utilizar o conhecimento adquirido para negociar preços mais baixos e, em última análise, diminuir as receitas para o fabricante. Eles podem até mudar para outro fabricante se não considerarem o fabricante atual competitivo em termos de custos.

“Isso pode levar à falência de pequenos e médios fabricantes e levar consigo empregos locais”, explicou Pourghannad. “Este é particularmente o caso quando não há contratos de longo prazo.”

No entanto, estas parcerias podem ser benéficas quando existem contratos de longo prazo entre grandes compradores e pequenos e médios fabricantes. Isto permite que os fabricantes tenham tempo suficiente para recuperar os custos dos seus investimentos em eficiência, resultando num aumento das receitas para o fabricante e numa redução das emissões de dióxido de carbono.

A pesquisa está disponível como documento de trabalho no Diário Eletrônico SSRN.

Mais Informações:
Jason Nguyen et al, Capacitando a Eficiência Energética da Cadeia de Suprimentos: Méritos e Armadilhas da Colaboração do Comprador, Diário Eletrônico SSRN (2023). DOI: 10.2139/ssrn.4577708

Fornecido pela Universidade de Oregon


Citação: Esforços de corte de energia por grandes empresas, parceiros veem resultados mistos (2023, 1º de novembro) recuperado em 1º de novembro de 2023 em https://techxplore.com/news/2023-11-energy-cutting-efforts-big-firms-partners. HTML

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